Leitura, intertextualidade e cidadania

Autor: PASSOS, Marilea de Oliveira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Siomara Borba Leite

Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola

Instituição: Faculdade de Educação, UERJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Este estudo analisou a prática da escolha do texto pelo próprio leitor como processo de democratização das informações. Partiu-se do pressuposto de que o jornal pode ser um dos muitos instrumentos complementadores da aprendizagem, capaz de proporcionar uma rica intertextualidade entre as novas linguagens que afloram no século XX e o mundo real em movimento, sem contudo abandonar a convivência com os livros. As reflexões feitas durante este estudo apontaram para uma retrospectiva histórica, voltada para a análise do surgimento da imprensa e da leitura em nossa sociedade. Tal fato vai apontar se articula aos privilégios de classe e injustiças sociais como algumas das aquisições do Iluminismo, possibilitando o autoritarismo como herança cultural.

Fonte: CD-ROM da ANPED