Reflexões a cerca da formação de leitores: um estudo com universitários

Autor: PEROTTI, Carmen Lúcia Esteves

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Mitsuko Aparecida Makino Nunes

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a atividade de leitura de alunos dos cursos de Educação Física, pedagogia, letras e psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, buscando compreender por meio da história de leitor de quatro alunas, dos referidos cursos, quais foram os fatores que contribuíram para sua construção de leitor. Para a realização deste trabalho, fizeram-se necessários estudos iniciais para delimitar e situar a temática em foco. Os dados foram coletados em duas etapas. Inicialmente, a preocupação foi com um estudo exploratório da realidade a ser pesquisada, o que foi feito por meio de um questionário, cuja análise quantitativa procurou identificar características culturais e de leitor dos sujeitos pesquisados. A segunda etapa da coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas cuja análise qualitativa ofereceu subsídios à compreensão do tema proposto. Os dados coletados revelaram que os sujeitos têm a sua história de leitor, mesmo quando esta se inicia na família, ligada principalmente à escola. Salientam como fundamental a ação do professor à formação de leitores e, também, apontam a importância da leitura à atuação profissional. Com este trabalho, espero contribuir para uma maior reflexão dos profissionais inseridos no contexto escolar, principalmente no ensino superior, no que diz respeito à leitura crítica e reflexiva à educação, para o processo de formação do cidadão e de seu papel nesse processo.

Fonte: PUC-SP