Restabelecimento da leitura em pacientes afásicos disléxicos via procedimento de discriminação condicional e de recombinação silábica

Autor: PESTUN, Magda Solange Vanzo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Fernando Cesar Capovilla

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Apresenta 4 experimentos para restabelecer a leitura em afásicos de Broca e de Wernicke, por meio de discriminação condicional e recombinação silábica. Os sujeitos são: 1 afásico de Broca, com 44 anos de idade que participa dos experimentos 1 e 4, e 1 afásico de Wernicke com 63 anos de idade que participa dos experimentos 2 e 3. Usa cartões com figuras, sílabas e palavras escritas no experimento 1, treina 6 palavras e as testa em linha de base entre o treino de uma e de outra. No experimento 2 treina 3 palavras e testa outras 6 palavras tal como no experimento 1. No experimento 3, divide 15 palavras em 5 grupos de 3; treina cada grupo em uma sessão, e algumas relações de treino são sistematicamente omitidas; avalia o efeito da remoção de relações de suporte na fase do treino sobre o tempo total requerido para o emergir da resposta textual em teste. No experimento 4, dois conjuntos de 3 sílabas formam 22 palavras com sentido; treina 12 dessas palavras e as demais são apenas testadas. Os resultados mostram que o afásico de Broca obtém ganho específico de treino e ganho recombinativo, apresentando leitura com compreensão e significado. O afásico de Wernicke obtém ganho somente nas fases de treino. Tais resultados confirmam a eficácia de programas de ensino baseados em procedimentos de discriminação condicional e de recombinação silábica para afásicos, especialmente o de Broca.

Fonte: UNIBIBLI