Promovendo a leitura na escola: um trabalho de intervenção em Biblioteconomia
Autor: PINTO, Antonia Terezinha M.
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1986 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Instituição: Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP
Descrição: O presente estudo pretendeu conhecer, analisar e demonstrar através de uma pesquisa de campo, uma ação conjugada do bibliotecário e do professor na formação do ser leitor. Nosso objetivo foi também o de apresentar os programas nacionais de promoção à leitura e sua respectiva atuação, isto para demonstrar que apesar de constituírem-se boas propostas, tornam-se inoperantes, principalmente, porque a figura da bibliotecária quase não aparece, comprometendo assim a dinamização dos livros nas escolas. O objetivo principal de nosso trabalho foi o de mostrar a eficiência da caixa-estante, com a participação e organização de um bibliotecário. Através da caixa-estante, a escola receberia serviços de leitura e favoreceria a intenção da criança com o livro, principalmente na periferia. O trabalho envolveu classes de 1ª a 4ª séries da rede oficial de ensino de Araraquara, SP.
Fonte: Tese