Sala de leitura: atos, atores e ação

Autor: PIOVESAN, Laís Serafim Raso

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: José Teixeira Coelho Neto

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Escola de Comunicações e Artes, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Partindo do exame da legislação que cria e regula Sala de Leitura em Escolas Municipais de Educação Infantil, de 1º e 2º graus e de Educação para Deficientes Auditivos da cidade de São Paulo, a pesquisa analisa, do ponto de vista da ação cultural, a interação dos alunos com o livro, a leitura e as atividades dirigidas pela Orientadora dessa sala. Para o desenvolvimento da análise, seguiu-se o método etnográfico (J. P. Spradley 1980) e criaram-se as categorias de espaço, tempo, demonstra cão e engajamento, formuladas a partir da idéia da "relação geradora mútua entre cultura e sociedade" (E. Morim, 1998). Conclui-se que os processos cognitivos, perceptivos, lingüísticos e sociais motivados por essa interação caracterizam a Sala de Leitura como um espaço de ação cultural diferenciado do de biblioteca e de sala de aula, devido à multidimensionalidade da natureza de suas atividades interativas.

Fonte: INEP