Por entre fios e desafios: as representações de leitura do bibliotecário acadêmico

Autor: PONTES, Rute Batista de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Else Benetti Marques Valio

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Instituto de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Focaliza-se a formação do bibliotecário acadêmico intentando-se um repensar sobre o seu acontecer profissional, centrando-se na formação em leitura. Verificam-se e comparam-se as representações de leitura desse profissional, buscando-se esteio para uma práxis transformadora em Biblioteconomia, bem como para os estudos na área de leitura. Utiliza-se do método comparativo, investigando-se as regiões nordeste e sudeste (Estados do Ceará e São Paulo). São sujeitos os bibliotecários de instituições de ensino superior - públicas e privadas -, de três universidades de cada Estado eleito. Como procedimento de análise e discussão dos dados, emprega-se o recurso da Análise do Discurso - obtêm-se como resultado: a) a não existência de uma sensível diferença entre as representações de leitura dos bibliotecários acadêmicos das duas regiões; b) a família sobressai-se como grande influenciadora para a formação do leitor em ambas as regiões; c) em menor escala influências de amigos, religião e esforço pessoal; d) a Escola de 1º e 2º graus destaca-se como desestimuladora da leitura; e) a Universidade interfere-se, de forma positiva, em alguns casos, através do Bacharelado em Biblioteconomia, mas com uma ação sistematizada e, portanto, pouco abrangente; f) a atuação das bibliotecas públicas, escolas e universitária não se faz sentir como formadora de leitores; g) a leitura não prevalece como a razão principal para a escolha do curso; h) a inserção no currículo da disciplina de leitura pouco vem alterando a vida pessoal e profissional dos bibliotecários acadêmicos; i) a relação leitura/profissão/cidadania vincula-se mais à prática do aperfeiçoamento profissional nos dois grupos; j) as realizações das atividades específicas de leitura junto ao usuário estão no plano da intenção. Predominam a orientação no uso da biblioteca e seus recursos informacionais. Sugere-se a intensificação de atividades voltadas á leitura, com vistas a uma melhor formação dos bibliotecários e um maior enfoque da disciplina para mudança do seu perfil profissional, distinguindo-se a sua face social, basilar para a dinamicidade da biblioteca universitária e, por extensão, para a transformação do meio onde se situam.

Fonte: TESE