A compreensão discursiva da leitura na formação do professor de espanhol: processos interculturais

Autor: QUIJANO, Graciela Maria Reyna de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 2000 Orientador: Dinorá Fraga da Silva

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Educação, UFRGS Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

Descrição: O presente estudo, na área de Lingüística Aplicada para o ensino-aprendizagem da leitura discursiva na formação de professores de espanhol, permite a compreensão dos processos de significação, nos quais se enfatizam os processos interculturais, entendidos como efeito-leitor entre o sujeito-leitor brasileiro e o mundo hispânico. Na Teoria do Discurso, orientadora do Procedimento Analítico, intervêm a Teoria da Enunciação e da Polifonia ( O. Ducrot ) - como instrumental analítico para a apreensão dos mecanismos de argumentação implícita- e a Análise do Discurso ( M. Pêcheux ) - como compreensão dos sentidos desvelados, na perspectiva ideológica. Ambas as teorias contribuem para a elaboração de uma perspectiva de complementaridade teórica e prática utilizada nesta pesquisa. O trabalho apresenta um corpus experimental construído, mediante gravações em áudio, da interação dos participantes da leitura em aula de espanhol, no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Da perspectiva etnográfica adotada foram selecionados enunciados, mediantes itens lexicais, que fazem referência ao Brasil e ao mundo hispânico.No Procedimento Analítico, foram realizados três tipos de leitura: A leitura do texto pelo professor, a leitura do texto pelo alunado e a leitura do analista com ênfase na análise de modalizadores e de estrutura de comparação. A pesquisa permitiu produzir conhecimentos teóricos para o processo para formação de professores em vista da natureza dos pressupostos teóricos na prática de leitura. Para tanto, é imprescindível a mudança quanto à concepção de linguagem, qual seja uma concepção enunciativa da língua comprometida com uma visão sócio-histórica.

Fonte: Tese