A leitura compreensiva

Autor: REIS, Zélia M. Fernandes dos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1987 Orientador: Leonor Lopes Favero

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras e Artes, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta dissertação aponta a leitura compreensiva como meta a ser alcançada pelo ensino de leitura. A leitura compreensiva é tratada como sinônimo de leitura direta do sentido, adulta ou madura e é resultante de um diálogo interativo leitor-texto escrito. Nesse diálogo deve ser ressaltado o papel ativo do sujeito leitor, tendo em vista que é ele o agente privilegiado que interroga o texto em busca dessa interação. Para isso, deve dispor de "pontos de apoio" que são de fundamental importância, pois têm a função de favorecer e assegurar a compreensão do sentido global do texto. Esta dissertação faz a oferta de um modelo de análise a ser utilizada como "ponto de apoio" na interação leitor-texto da qual resultará a leitura compreensiva. Esse modelo consta de quatro tipos de categorias textuais, selecionadas dentre os inúmeros recursos oferecidos pela Lingüística Textual e verificadas no texto escolhido para esse fim. Concluída a análise, o modelo foi considerado capaz de dar uma resposta satisfatória ao fim proposto. Ao oferecer um modelo de análise testado e considerado suficiente como meio de consecução da leitura compreensiva, esta dissertação oferece uma contribuição ao ensino.

Fonte: Tese