Sobre o que falam as crianças em suas histórias: leituras e práticas cotidiana

Autor: REYES, Claudia Raimundo

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 2000 Orientador: Egle Pontes Franchi

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: O objetivo geral deste trabalho era revelar as historias que estavam contidas nas historias que foram contadas por alunos que foram nossos sujeitos durante o mestrado.Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, cujos procedimentos de coleta de dados envolveram três corpus distintos: as historias de vida dos sujeitos, os textos que estes produziram enquanto cursavam o ciclo básico continuidade e a leitura destes textos e de alguns programas de televisão a eles relacionados. No referencial teórico discutimos a leitura, o sujeito e linguagem apoiados na teoria sócio-histórica de Vygotsky e nas noções de dialogia e polifonia de Bakhtin e autores a eles relacionados. Utilizando o paradigma indiciário - proposto por Ginzburg - fizemos a triangulação dos dados. Os resultados alcançados permitiram revelar que as interações sociais são fundamentais para a construção de conhecimento. Através das diversas leituras que os sujeitos fizeram pudemos mostrar de que maneira os leitores produzem novos conhecimentos, se reapropriando do texto, considerando suas praticas sociais globais, inventando novas formas para significar, criando algo novo, que não era intenção do texto. Com isso buscamos mostrar como o interpsicológico ocasiona transformações qualitativas no intrapsicológico, durante a interação, num constante dialogo de enunciados polifônicos, onde as múltiplas vozes estão presentes, revelando como a experiência que existe no endividou, e no meio exterior estão em constante diálogo.

Fonte: UFSCAR