Leitura e formulação de textos didáticos: investigação dos efeitos da coesão na compreensão da leitura

Autor: ROCHA, Iuta Lerche Vieira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1985 Orientador: Leonel Correia Pinto

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFCE Cidade/Estado: Fortaleza/CE

Descrição: Focaliza o papel instrumental da leitura em face do fracasso escolar. Tendo em vista a incidência de textos fragmentados nos livros didáticos de ciências e de estudos sociais, questiona-se a formulação dos textos informativos, onde as variáveis de forma e estrutura estão mais diretamente comprometidas com o entendimento da mensagem. Admite-se, por hipótese, que o texto com problemas de coesão (fragmentado) dificulta a leitura do aluno, em oposição ao texto coeso, que permite apreender melhor seu significado. Investigou-se a interferência da coesão textual na compreensão de leitura do sujeito, mediante a testagem paralela de textos de formulação distinta - dois textos de Estudos Sociais de 4ª série, retirados aleatoriamente de livro didáticos em uso na rede de ensino local, e versões reescritas destes, validadas por juizes competentes. Posteriormente, a análise foi estendida à 6ª série, a fim de verificar como dois anos de escolaridade interfeririam na leitura do mesmo material. O desempenho em leitura foi avaliado através de testes tradicionais. Os dados foram cruzados inter e intra-séries (dois grupos experimentais em cada série). Os resultados mostraram que os alunos das duas séries pesquisadas compreenderam melhor os textos sem coesão. Embora o fenômeno observado seja qualitativamente o mesmo, ocorreram diferenças quantitativas a favor da 6ª série, levando a crer que os textos coesos podem ser mais bem compreendidos por leitores mais maduros.

Fonte: CD-ROM da ANPED