A leitura na formação básica do pedagogo: reflexão e proposta

Autor: RODRIGUES, Carmem Lúcia Faraco

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: A presente pesquisa se situa no interior da problemática da formação do leitor/professor/aluno do curso de pedagogia e o seu compromisso na formação de outros leitores.O trabalho foi realizado com um grupo de alunas do Instituto de Ensino Superior de Mococa.Para isto, retomou-se o percurso das histórias de vida, com o objetivo de chegar às histórias de leitura e de leitores, tendo como apoio os referenciais teóricos de Roger Chartier e António Nóvoa, no que se refere às práticas de leitura e à construção da profissão docente.Da exposição dos sujeitos a situações de leitura pretendeu-se chegar a uma resignificação do leitor/professor e do seu papel na formação de outros leitores.O processo exigiu que se passasse pela discussão das práticas de leitura instaladas no curso de pedagogia, donde emergiram algumas questões: a maneira de apropriação do texto pelo aluno, a história individual de leitura e a possibilidade/compromisso de formar leitores num curso de terceiro grau.

Fonte: ACERVUS-UNICAMP