Desempenho de entrada e aprendizagem de leitura: em busca de relação

Autor: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1995 Orientador: Lígia Maria de Castro Marcondes Machado

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisa a relação entre a aquisição do comportamento de ler e os comportamentos considerados pré-requisitos para tal. Submete inicialmente 24 ss portadores de problemas de aprendizagem, ao teste de prontidão para a leitura, ao instrumento de avaliação de repertório, ao wisc e a arele. Após, submete 21 dos ss ao programa de ensino e leitura por exclusão, envolvendo aprendizagem sem erro e equivalência de estímulos. Para o grupo 1 (7 ss) o programa previa o ensino de leitura, e para o grupo 2 (14 ss), o ensino de leitura e de escrita manuscrita. Ao final do programa, submete os 21 ss as mesmas avaliações iniciais. Os resultados da primeira avaliação mostram uma grande variabilidade de defasagem dos comportamentos pré-requisitos entre os ss. Comparando o resultado da primeira aplicação dos instrumentos com os obtidos nas diferentes medidas de leitura generalizada conduzidas durante a aplicação do programa, não se observou nenhuma correlação significativa. Comparando o desempenho dos ss nas avaliações de pré-requisitos e de nível intelectual, antes e depois do programa de leitura, observa-se que o desempenho melhora para todos os ss dos grupos 1 e 2. Os resultados obtidos pelos ss no programa de leitura indicam que e possível ensinar a ler independente do resultado obtido nas avaliações iniciais e que os pré-requisitos não são indispensáveis para a aprendizagem.

Fonte: DÉDALUS-USP