Compreensão de leitura: ensino e conhecimento

Autor: ROSE, Tania Maria Santana de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1995 Orientador: Carolina Martuscelli Bori

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisa se as condições de leitura de textos narrativos e informativos a que são submetidos alunos de 4ª Série contem elementos que favoreçam o aprimoramento de compreensão de leitura; identifica relações entre as práticas de leitura de textos e idéias de professores sobre compreensão e fatores a ela relacionados; examina como o professor emprega informações sobre fatores que influenciam a compreensão de leitura, apresentadas em reuniões com a pesquisadora. Obtém os dados através do relato de 2 professoras, sobre como elas conduzem as situações de leitura e avaliam os desempenhos dos alunos diante de textos, e que usos fazem de informações introduzidas pela autora sobre estratégias de compreensão. A análise de conteúdo aponta que: as condições oferecidas não possibilitam o desenvolvimento de estratégias cognitivas associadas a promoção de compreensão, e não permitem que os alunos superem dificuldades de entendimento; as práticas de leitura revelam uma visão de compreensão como resultante da repetição de informações que desconsidera o processo de construção de significado e a influência do conhecimento prévio do leitor sobre o tópico e estrutura dos textos; as informações são usadas pelas professoras para rever explicações e decisões; a dimensão cognitiva da compreensão não é considerada pelo professor que atribui dificuldades de compreensão a fatores motivacionais e ao texto.

Fonte: DÉDALUS-USP