A Leitura na universidade: análise do comportamento de ler como um referencial para a investigação de variáveis

Autor: RUBANO, Denise Rosana

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1987 Orientador: Rachel Rodrigues Kerbauy

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Realiza dois estudos sobre os problemas de compreensão de textos por alunos do 3º grau e a relevância do "ler acadêmico" na formação pessoal e profissional do aluno, com base nos conceitos da Análise Experimental do Comportamento. No primeiro estudo, analisa a classe geral de comportamentos "ler academicamente", explicitando as classes gerais de respostas e as possíveis propriedades ou/e dimensões de classes de estímulos envolvidos nesse tipo de leitura. Apresenta três versões da análise do "ler" baseadas na experiência da própria pesquisadora como professora, em depoimentos de professores universitários e em um levantamento junto a alunos universitários divididos em duas turmas com 29 Ss cada uma. Aplica um questionário diferente a cada grupo e chega, através de análise, a seis classes gerais de respostas (reproduzir literalmente, reproduzir não literalmente, relacionar conteúdos, extrapolar, aplicar e avaliar) e três classes de eventos (características do texto, características do sujeito e condições ambientais). No segundo estudo, examina as possíveis relações entre dimensões de variáveis relativas às características do texto e o desempenho dos alunos quanto à reprodução literal e não literal, estabelecimento de relações, derivação de hipóteses e/ou implicações, aplicação e avaliação do conteúdo lido. Os Ss são universitários divididos em dois grupos de 25 e 26 elementos, que analisam dois textos. Observa que, embora ocorram mais erros em ambos os textos diante de perguntas que exigem mais do que reprodução, a quantidade de erros em relação ao segundo texto é menor do que em relação ao primeiro. O segundo texto apresenta, também, maior quantidade de aspectos positivos no que diz respeito às dimensões segundo as quais os textos são analisados. Aponta a necessidade de aperfeiçoamento das análises realizadas de inclusão e análise de outras variáveis relevantes para a compreensão do processo de ler.

Fonte: Catálogo Impresso da USP