Relação entre as estratégias de leitura e escrita de palavras, no período de aquisição da língua portuguesa

Autor: RUIZ, Ana Izabel

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFPE Cidade/Estado: Recife/PE

Descrição: Da observação de algumas crianças que escreviam, mas não conseguiam ler sua própria escrita e de outras que liam, mas diziam que não sabiam escrever, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os processos de leitura e de escrita no momento da aquisição da língua portuguesa. Os resultados da pesquisa efetuada em Recife indicaram que a leitura e a escrita apresentam os mesmos níveis de desenvolvimento quando consideradas separadamente, contudo, a observação do desempenho de cada criança nessas atividades demonstrou que as estratégias se desenvolvem em ritmos diferentes dependendo do procedimento utilizado, constatando-se a utilização de estratégias mais elaboradas na escrita de palavras.