Teste de procedimentos para treino em leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários

Autor: SAMPAIO, Terezinha Soares

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1984 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Educação, UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: O objetivo foi testar a eficiência de procedimentos de treino em leitura crítica e criativa, para o desenvolvimento dessas habilidades em universitários. Foram utilizados como sujeitos alunos matriculados no curso de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em convênio com o Premen, distribuído nos grupos assim denominados: Grupo de Criticidade (GC) e Grupo de Criatividade (GCr). O delineamento geral da pesquisa constou de três etapas: pré-teste, treino e pós-teste. Nas duas situações de pré e pós-teste, iguais para ambos os grupos, foram coletados dados relativos as duas categoria: criticidade e criatividade textuais. O treino foi realizado em ambiente natural de sala de aula, num total de 10 sessões para cada grupo. Para o treino em leitura crítica, utilizou-se a Escala de Avaliação de Artigos Relatando Pesquisa (ARRR), de Ward, Hall, Schramm (1975); e, para leitura criativa, questões do tipo solicitação. Os resultados demonstraram a eficiência dos procedimentos utilizados, o que ficou comprovado através da mudança de comportamento dos sujeitos do pré para o pós-teste. Verificou-se progresso para os dois grupos e generalização do treino de Criticidade para Criatividade e de Criatividade para Criticidade apenas em um único aspecto, o que levou a sugestão de outras pesquisas. A discussão dos dados foi feita em termos de comparação com a literatura científica sobre o assunto, dentro do modelo behaviorista.

Fonte: CD-ROM da ANPED