Proposta para o ensino de leitura no 1º grau

Autor: SANT'ANNA, Sueli

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Ingedore G. Villaça Kock

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: A leitura é de fundamental importância na vida de todo indivíduo, pois ela é um dos meios mais eficazes que possibilitam o seu acesso à cultura e à aquisição de experiências. Porém, o gosto pela leitura tem sido pouco estimulado, no ensino de 1º grau, e a habilidade de leitura não tem sido devidamente desenvolvida, o que traz sérias conseqüências para o desenvolvimento do aluno que encontra dificuldades na apreensão das informações veiculadas pelo texto, e conseqüente dificuldade de associá-las às suas idéias e de posicionar- se diante delas, para poder recriar o texto lido através das várias possibilidades de leitura, e criar novos textos. Diante dessa constatação resolvemos sugerir uma proposta para o ensino de leitura para estudantes do 1º grau, que visa à formação de um leitor crítico e amadurecido. Para atingir esse objetivo analisamos vários estudos originados de recentes teorias sobre leitura e nos detivemos, principalmente, à análise dos dados oferecidos pela Semântica Argumentativa. Procuramos, então adaptar certas estratégias de leitura, para serem desenvolvidas durante as aulas de Língua Portuguesa, sempre considerando a clientela a quem esta proposta se dedica e sempre procurando orientar o professor, que será o responsável pela sua aplicação, no sentido de ajudar o aluno a se utilizar de sua potencialidade para desenvolver a habilidade e o gosto pela leitura, encontrando, através dela, uma forma de conhecer, agir, transformar e criar.

Fonte: Tese