Leitura entre universitários: diagnóstico e remediação

Autor: SANTOS, Acácia A. Angeli de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1989 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Realiza dois estudos referentes à problemática da leitura na universidade. O Estudo I objetiva a caracterização do ambiente de leitura de alunos universitários, a avaliação da Técnica de Cloze como instrumento de diagnóstico da compreensão em leitura e de prognóstico do desempenho acadêmico dos Ss e a influência do turno freqüentado pelos alunos. Os Ss são 48 alunos do período diurno e 62 do período noturno do curso de Psicologia da FCH da Universidade de São Francisco, aos quais aplica um questionário e o Teste de Cloze. Os dados revelam que as práticas de leitura e estudo ocorrem com uma freqüência inferior a desejável, que a técnica de Cloze é um instrumento eficaz para a avaliação da compreensão e predição do desempenho acadêmico e que o desempenho em leitura dos alunos do curso noturno é superior. O Estudo II analisa e compara a eficiência de dois procedimentos de treino: o Cloze e o Vocabulário Adicional no aumento da compreensão em leitura de 10 alunos do curso diurno e 10 do curso noturno de Psicologia. A influência da seqüência dos procedimentos também é testada. Os resultados não demonstram a superioridade de qualquer procedimento, mas evidenciam uma melhora qualitativa no nível de compreensão em leitura para os vários grupos. Aponta a necessidade de elaboração de instrumentos de avaliação e treinamento da compreensão em leitura, que devem ser incorporados às práticas de ensino de terceiro grau.

Fonte: Catálogo Impresso da USP