Leitura: uma proposta de trabalho

Autor: SANTOS, Aldaléa F. Santos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Célia T. G. Veiga

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Instituto de Letras, UFF Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Considerando a Leitura como fundamental no processo de aprendizagem, organização e aquisição do conhecimento (fator extremamente ligado e dependente do ensino de Língua materna) buscou-se o apoio nas teorias de Herculano e de Angela Kleiman para apresentar um trabalho de chegada do uso lingüístico, entendendo a leitura como um processo de busca do significado do texto baseado na ativação de conhecimentos prévios e construção de novos sentidos. Aliando-se teoria e prática, apresentou-se nas propostas, diversas atividades textuais cujo objetivo era oferecer oportunidade e orientar o desenvolvimento da capacidade de expressão e da formação do sujeito crítico em questão. Discutiu-se o uso da linguagem, os objetivos comunicativos e a relevância dos dados lingüísticos em situações de diversa natureza, criando subsídios para o leitor e o professor trilhar o seu o seu próprio caminho de leitura social, familiarizando o aluno com as funções da linguagem e propiciando a observação crítica de sua língua no processo interno e subjetivo que é o ato de ler.

Fonte: Catálogo Impresso da UFF