Contribuição ao ensino da leitura

Autor: SANTOS, Denise Grein

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1983 Orientador: Zélia Milleo Pavão

Foco Temático: Concepção de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFPR Cidade/Estado: Curitiba/PR

Descrição: A importância da leitura é inegável em todas as atividades do ser humano. A leitura pode converter-se também em lazer, em passatempo agradável, ultrapassando as fronteiras ambientais e enriquecendo a monotonia do cotidiano, tudo pelo manancial de novas opiniões, reflexões e argumentos que oferece. O nível de leitura fica na dependência das necessidades específicas do leitor na variedade de seu uso. Se for rápida, descompromissada, é leitura de consumação; a que conduz às investigações mais profundas é a de produção. O cidadão precisa aprender a ler de modo correto, para não se prestar à manipulações ideológicas. Saber ler é inferir o conteúdo a partir do texto, aliado à experiência anterior e à interpretação subjetiva. Daí extrai-se o que é útil e deve ser assimilado. O ato de ler é alicerce da intelectualidade, assim a ação pedagógica passa a ser processo pessoal de crescimento. Concluindo, o ambiente escolar, especialmente nas aulas de leitura, será atraente, ameno, com adoção de livros adequados que forneçam, pela correção da linguagem, excelência de mensagens, precisão de vocabulário, escrever correto; e, concomitante à leitura, o aluno vai desenvolver o gosto pela escrita.

Fonte: CD-ROM da ANPED