Leitura na primeira série do primeiro grau: um instrumento de medida de competências básicas

Autor: SANTOS, Isa Maria dos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1982 Orientador: Lúcia Monteiro Fernandes

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Este estudo se propôs construir e validar testes com referência a critério para medir competências básicas em leitura ao final da 1ª série do 1º grau. Para consecução desse objetivo a metodologia seguiu os seguintes passos: a) definição e seleção das competências; b) construção e validação das especificações de testes; c) construção e validação dos itens de testes; d) testagem piloto dos instrumentos de medida; e) testagem de campo; f) construção da forma final dos instrumentos de medida, e g) cálculo da fidedignidade. Três competências básicas em leitura foram definidas e selecionadas: 1) compreensão do vocabulário básico; 2) compreensão de pormenores, e 3) compreensão da idéia principal, para serem evidenciadas ao final da 1ª série do primeiro grau, a fim de que o aluno seja considerado alfabetizado. Os testes construídos para medir essas competências foram aplicados em uma amostra de 154 alunos, de seis turmas de 1ª série do primeiro grau, de três Unidades Escolares do primeiro grau de Teresina - Piauí, selecionada propositalmente por conveniência do estudo.

Fonte: CD-ROM da ANPED