Avaliação do interesse por leitura em alunos de 2ª e 4ª séries

Autor: SANTOS, Josineide Alves

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Julio César Coelho de Rose

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: O presente estudo teve como objetivos investigar se um grupo de alunos de quarta e segunda séries de uma escola pública escolhia atividades de leitura em situações onde não havia introdução de reforços artificiais; propor o procedimento utilizado para estudar o interesse por leitura em alunos das series iniciais do primeiro grau; averiguar se havia diferenças entre os sujeitos nas escolhas por leitura quando apresentavam níveis distintos de compreensão de textos. A coleta de dados consistiu na apresentação de materiais correspondentes as atividades de jogar, ler, pintar, desenhar, modelar e recorte/colagem e mediu-se o tempo de permanência dos sujeitos em cada atividade escolhida. Os resultados mostraram que a maior parte dos alunos do estudo engajou-se em atividades de leitura quando estas encontravam-se disponíveis juntamente com outras atividades e sugerem portanto, a adequação do procedimento usado para o estudo do interesse por leitura em alunos das series iniciais. Quanto ao terceiro objetivo os dados não permitiram conclusões claras sobre a relação entre escolha por leitura e compreensão. A pesquisa sugere a necessidade da escola se preocupar em desenvolver o comportamento de ler dos alunos, que para alguns já existe em níveis iniciais. Sugere ainda que ha entre os alunos dessas series comportamentos de ler possíveis de serem desenvolvidos sob controle de reforçadores naturais.

Fonte: UFSCAR