A sala de leitura no ensino de 1º grau: um espaço para vivências das contradições

Autor: SANTOS, Selma Libania dos

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Maria Therezinha Pereira e Silva

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Compara o desempenho em relação à linguagem oral e escrita dos alunos matriculados na 8ª série do 1º grau, em estabelecimentos da rede pública no município do Rio de Janeiro, considerando-se duas situações diferentes: alunos que freqüentaram a Sala de Leitura e alunos que não freqüentaram a Sala de Leitura. Através das falas colhidas numa entrevista verificou-se se existia diferenças entre os sujeitos quanto a: espontaneidade nas respostas, ligação do tema ao seu cotidiano, e ainda, a tendência dominante quanto à utilização do dialeto culto, linguagem comum ou dialeto popular. Utilizando-se da produção escrita dos sujeitos em relação ao tema proposto, verificou-se também a existência de diferença quanto a: organização do pensamento e a tendência dominante quanto à utilização do dialeto culto, linguagem comum, ou dialeto popular. Os resultados indicaram que os alunos que freqüentaram a Sala de Leitura (há um mínimo de 3 anos) apresentaram um melhor desempenho, tanto em relação a linguagem oral, quanto a linguagem escrita.

Fonte: CD-ROM da ANPED