O desempenho lingüístico de professores de sérieis iniciais, no processamento da leitura de textos escritos

Autor: SANTOS, Sueli Dunck

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Maria Alice Teixeira de Saboia

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFMT Cidade/Estado: MT

Descrição: São apontadas as dificuldades de compreensão de textos escritos, a partir de tarefas produzidas por 16 professores da séries iniciais do 1º grau. A hipótese inicial era a de que, dada a sua escolaridade, os sujeitos seriam capazes de resolver tarefas mais complexas, utilizando, para isso, estratégias cognitivas e metacognitivas especialmente voltadas para esse tipo de atividade. A resolução dessas tarefas, portanto, visou ao levantamento do conhecimento prévio do leitor, numa proposta em que diversos níveis de conhecimento interagem entre si. Os três instrumentos utilizados enfocam predominantemente cada um dos níveis, e os resultados permitiram identificar os principais problemas enfrentados pelo leitor, tanto em relação às suas próprias possibilidades, quanto em relação ao texto em si.

Fonte: CD-ROM da ANPED