Tempo de crônica: o jornal e a escola

Autor: SATO, Nanami

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: Maria Thereza Fraga Rocco

Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Um projeto de leitura polissêmica norteia este trabalho que, partindo do pressuposto de que a prática de leitura na escola pode ser caracterizada como parafrástica, tomou como objeto de estudo o texto jornalístico, em especial a crônica, para análise das vozes enunciativas e das camadas significativas imbricadas na aparente linearidade textual. As crônicas foram coletadas em dois jornais de grande circulação de São Paulo, em período delimitado, tendo o exame do corpus procurado sondar também as relações entre texto e contexto e entre representação e referente real. Como o texto jornalístico apresenta material atual, fácil e acessível, oferece grandes possibilidades de aproveitamento nas atividades de leitura na escola.

Fonte: CD-ROM da ANPED