Ensino da leitura: um projeto gradual e ininterrupto

Autor: SAVIOLI, Francisco Roberto

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1988 Orientador: Irenilde Pereira dos Santos

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O foco central deste trabalho incide sobre o ensino da leitura no âmbito da escola brasileira, compreendido no intervalo situado entre a 5ª série do 1º grau e a 3ª série do 2º grau. Com a intenção de trazer alguma contribuição para a melhoria de rendimento dessa prática pedagógica, analisam-se as variáveis que interferem no aprendizado da leitura, entre as quais se incluem suas condições de produção. Admite-se que, embora a escola não tenha controle total sobre essa variáveis, sobra-lhe sempre um espaço de atuação. Entre as formas possíveis de ensinar a ler, assume-se partido por aquela que se dispõe a dotar o aluno de um saber que lhe permita um fazer interpretativo capaz de depreender não apenas o significado interno de um texto, mas também de compreender as correlações entre o texto lido e outros que circulam no contexto sócio-histórico. O saber necessário para elaborar este tipo de leitura inclui, além do conhecimento de uma lingüística da frase, o de uma lingüística do discurso e ainda o sistema de referências implicado no texto sob consideração. A partir da análise do ensino de leitura praticado nos livros didáticos, procura-se demonstrar que a escola brasileira, nesse particular, tem incorrido em equívocos comprometedores, sobretudo pela carência de metodologia adequada e sistemacidade. Sustenta-se que, através da exploração de uma teoria do discurso, é possível contornar muitos dos equívocos detectados e melhorar sensivelmente a eficácia do ensino da leitura.

Fonte: Tese