O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e prática de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal

Autor: SCHMIDT, Diana Gonçalves

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1995 Orientador: Marta Maria Chagas de Carvalho

Foco Temático: Memória de Leitor, de Leitura e do Livro

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Discute como o Instituto de Educação, nos anos de 1932-37, durante a direção de Lourenço Filho, sob a administração de Anísio Teixeira da Instrução Pública/Departamento de Educação do Distrito Federal, constituiu uma nova prática de formação docente baseada no exercício disciplinado do olhar. Saber observar, analisar em profundidade situações vividas, experiências e textos, foi um dos maiores objetivos do ensino implantado na escola: suporte de uma prática laboratorial que transformava o aluno em pesquisador e em objeto de pesquisa e o ensino em técnica e em permanente crítica. O texto foi dividido em cinco capítulos. No primeiro, faz uma breve descrição do cotidiano escolar. No segundo, destaca a singularidade da administração Anísio e demarca fronteiras entre o pensar e o fazer de Teixeira e Lourenço. No terceiro, narra as práticas de formação docente, atentando para inquéritos e investigações levados a efeito na escola, na expectativa de apontar momentos em que funcionou como campo de investigação de novos métodos e de construção de uma ciência pedagógica. No quarto, analisa o acervo da biblioteca escolar, identificando ênfases de leitura. No último, debruça-se sobre as formas de ler instituídas na escola: leitura silenciosa e extensiva e estudos seminarizados, dedicando-se, ainda, a discorrer sobre a importância do livro para educadores escola novistas.

Fonte: CD-ROM da ANPED