Compreensão de leitura em estudantes de direito

Autor: SILVA, Elza Maria Tavares

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Samuel Pfromm Netto

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Investiga e compara a compreensão de leitura de textos jurídicos e não-jurídicos em universitários primeiranistas e quintanistas dos períodos diurno e noturno do curso de direito de uma instituição privada da região metropolitana da Grande São Paulo. A amostra foi composta por 200 alunos. Utilizou-se um questionário para caracterização dos sujeitos, três textos sobre Direito Penal, três textos sobre Direito Civil e outros três sobre Informação Geral. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante em favor do desempenho em compreensão de leitura de textos de Informação. Geral quando comparados a textos jurídicos. O desempenho em Direito Civil dos dois grupos de primeiranistas e do grupo do 5º ano noturno apresentou superioridade sobre Direito Penal no que se refere à compreensão de textos, confirmando, contudo, dificuldades em compreensão de leitura por parte dos universitários.

Fonte: INEP