Como, quando e o que se lê em aulas de física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança

Autor: SILVA, Henrique César da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho tem como objetivo a análise de processos de leitura em aulas de física no ensino médio em uma escola pública de Campinas/SP, no período noturno. A análise das informações coletadas de forma exploratória na primeira etapa da pesquisa, revelou um contexto de leitura caracterizado pelo uso de um único tipo de texto, relacionado apenas à prática de resolução de exercícios de livros didáticos cobrados em avaliações para atribuição de notas. Nesse contexto, a voz dos sujeitos-leitores aparecia encoberta caracterizando uma situação de simulação de leitura. Buscando superar essa situação na segunda etapa do trabalho, as formas de interação com os alunos, o tipo de requisição proposta aos alunos na forma de questões por escrito. A análise das intervenções revelou que a emersão dos sujeitos-leitores ocorreu em situações de ensino que pressupõem e privilegiam a possibilidade de produção de sentidos diferentes dos esperados do ponto de vista das teorias da física. A abertura á voz dos alunos, tanto nas interações verbais, orais como nas interações verbais mediadas por questões escritas, propiciou a emersão de diferentes formas de pensamento, diferentes modos de leitura e diferentes sentidos. Discute-se o necessário conhecimento sobre os alunos por parte do professor, se considera a aprendizagem de conteúdos da física como um processo de continuidade - ruptura dos conhecimentos do senso comum para os conhecimentos científicos.

Fonte: ACERVUS-UNICAMP