A escolarização do leitor: a didática da destruição da leitura

Autor: SILVA, Lilian Lopes Martin da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1984 Orientador: Milton José de Almeida

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Síntese sobre as condições de produção da leitura na escola, principalmente na escola pública brasileira dos dez últimos anos. Visando compreender melhor a dinâmica de leitura estabelecida no interior desta instituição, para poder pensar com mais propriedade a questão do ensino da língua e da leitura, se recompôs com alunos de 8ª séries de 7 escolas públicas da cidade de Campinas, a sua história de leitores durante a trajetória escolar anterior a essa série. A leitura e a interpretação dos depoimentos permitiram esmiuçar procedimentos, atividades e argumentos, enfim, a prática de leitura de textos no primeiro grau, bem como discuti-la no quadro maior da organização da escola e do trabalho na sociedade brasileira. Julgando ter lido muito ou pouco, mas sempre justificando essa quantidade pela escola, os alunos mostraram claramente a grande responsabilidade desta instituição no processo de contituição de leitores na sociedade brasileira. Simultaneamente, denunciaram os mecanismos burocráticos, ideológicos e pedagógicos através dos quais a escola se esquiva dessa responsabilidade e destrói - didaticamente - leitura, livros e leitores.

Fonte: CD-ROM da ANPED