Os modos de compreensão e a leitura na escola

Autor: SILVA, Maria do Pilar Cunha e

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Ana Luíza Bustamante Smolka

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Sob perspectiva interacionista da linguagem, enfocada por Vygotsky e Bakhtin apresenta reflexões dos modos de compreensão de alunos leitores de textos. A interação social foi considerada condição básica dos processos de compreensão sendo as concepções bakhtinianas de enunciação e compreensão nortearam a pesquisa. Em contraposição a uma concepção de compreensão ressalta a literalidade do texto e univocidade do sentido, o trabalho entende a compreensão como um processo dialógico, que pode ser compartilhado produzido/criado/completando sentidos. Trabalho realizado (3ª série escola pública). Foram propostas situações de leitura com crianças seguidas de discussão e registradas em diários e vídeos. Os dados foram construídos a partir do material e analisados com base em etnográfica, microgenética e paradigma indiciário. A análise mostra como a compreensão de leitura em crianças não parte simplesmente do reconhecimento das características do texto e palavras, aponta para um movimento-interno pessoal articulado com contextos e vivências particulares do leitor, um movimento que não se reduz ao léxico, à naturalidade da língua, mas que coloca as palavras em confronto e sob influências de diferentes modo de existência. Assim os relatos, a escrita de textos, os desenhos, aparecem como recursos significativo utilizados pelos alunos para a compreensão da leitura.

Fonte: Catálogo online da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP