Leitura: as faces de um processo

Autor: SILVA, Rosana Rodrigues Gomes da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Sergio Goldenberg

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, Unicamp Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Inquestionavelmente, a leitura e um processo cognitivo, mas entre os diversos fatores que interferem e auxiliam o seu desenvolvimento, devemos considerar o poder que as influências externas exercem sobre o seu aprendizado. Em posse de alguns princípios voltados à emissão de comportamentos, podemos modelar e atingir resultados satisfatórios frente ao habito de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e conseqüentemente, o aumento da freqüência do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevância do elemento comportamental no processo de aprendizagem da leitura, este estudo desenvolveu-se a partir dos princípios norteadores da analise funcional do comportamento, que sustentou todas as considerações ao longo da pesquisa e aspectos voltados a leitura e a aprendizagem; aprendizagem por caracterizar as relações em sala de aula e por ser o elo entre a leitura e o gosto (aprecio aquilo que tenho domínio) e a visão da leitura enquanto processo estratégico. Estes três elementos foram delineados para que fosse possível, a partir de sua compreensão, traçar os paralelos, apresentar as possibilidades e desmistificar uma corrente teórica que pode ser muito beneficia quando utilizada de forma adequada.

Fonte: UFMG