Práticas e possibilidades de leitura na escola

Autor: SILVA, Santuza Amorim da

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

Descrição: Adota metodologia do estudo de caso, utilizando técnicas de observação e entrevistas, em uma escola pública de primeiro grau, com o objetivo de analisar a questão da leitura no ambiente escolar: condições de possibilidade de acesso, a sua distribuição e circulação, as práticas incentivadas e/ou censuradas, as oportunidades de leitura, recursos disponíveis. Priorizou os ambientes da sala de aula e da biblioteca, espaços em que a leitura ocorre com maior freqüência. Constatou-se naquela escola, mesmo sem um planejamento prévio, aconteciam tanto práticas possibilitadoras e incentivadoras,quanto práticas inibidoras da leitura, sendo que muitas delas se prendiam à sistematização do ato de ler.

Fonte: INEP