Testagem de leitura: a interação entre o texto, o conhecimento prévio e as inferências

Autor: SILVA Filho, Vidomar

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Loni Grimm Cabral

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Comunicação e Expressão, UFSC Cidade/Estado: Florianópolis/SC

Descrição: Este estudo analisa textos de divulgação cientifica utilizados em teste de classificação para uma escola secundaria e assertivas a respeito desse textos, cuja veracidade os testandos deveriam avaliar. Examina-se os efeitos das inferências e das pistas léxicos-sintáticas sobre a compreensão. Os objetivos são obter informações sobre o processamento que os leitores fazem dos textos e fornecer subsídios para a criação de matérias para ensino e testagem de compreensão de leitura. As assertivas a respeito dos textos são classificadas em cinco grupos, segundo os recursos mais prontamente disponíveis para avaliação de sua veracidade - elementos lingüísticos do texto, inferências baseadas nesses elementos ou inferências baseadas no conhecimento geral de mundo. Não se encontra com relação significativa entre o grupo da assertiva e o número de erros que a mesma provoca na avaliação de veracidade. São discutidas as possíveis causas para essa ausência de correlação e faz-se também uma análise qualitativa do teste. O estudo conclui que a necessidade do um refinamento da classificação das assertivas e um controle maior dos recursos efetivamente utilizados pelos sujeitos. Conclui também que o modelo de testagem apresenta como maiores defeitos o direcionamento da leitura e o limitado poder diagnóstico, uma vez que as assertivas podem ser avaliadas sem que o leitor construa uma representação semântica mais ampla do texto, e com maiores qualidades, a variedade nos assuntos dos textos, que diminui os efeitos do conhecimento prévio, e o uso de textos menos polissêmicos que os textos literários, o que reduz as distorções provocadas por diferenças na interpretação.

Fonte: Tese