Atividades de leitura: instrumento de ensino, socialização e cidadania

Autor: SIMÕES, José Ferreira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Beatrice Laura Carnielli do Nascimento

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, Universidade Católica de Brasília Cidade/Estado: Brasília/DF

Descrição: Aborda a problematização da leitura escolar e as sociopolíticas da leitura. As investigações abrangem os porquês dos alunos não lerem, por não quererem ou não poderem, dispensando-se atenção especial às variáveis sociais, visto que o problema central da pesquisa está fundamentado na sociologia com raízes na França. Os dados empíricos levantados em entrevistas com professores e diretores e em questionários aplicados aos alunos, evidenciam que o gosto pela leitura é um comportamento adquirido que abrange aspectos individuais relativos às afinidades e habilidades, bem como é também decorrente das atuações interativas entre família e a escola. Fez-se um estudo das notas dos alunos, associando os resultados em Língua Portuguesa e também a média geral com as notas nas outras disciplinas e, nisso, verificou-se qual a correlação do gosto pela leitura e os aspectos pedagógicos, sociais, políticos e legais da questão investigada. O estudo chega a uma série de constatações acerca de vários problemas, como, por exemplo, que o índice de leitura do aluno é o parâmetro para o seu sucesso em Língua Portuguesa e que esta é baliza pressuposta para as demais disciplinas. Constata-se, também, que o índice de leitura dos alunos diminui à medida que aumentam a idade e o nível de ensino, numa trajetória inversa. Propõe-se, em conclusão, algumas alternativas de solução nas políticas educacionais (macro), na formação do corpo docente (intermediário) e na gestão escolar / atuação dos professores (micro).

Fonte: INEP