A prática de leitura nas séries iniciais do 1º grau: relato de uma experiência

Autor: SIMONI, Rosa Franca Leone

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1991 Orientador: Eglê P. Franchi

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: Este trabalho de pesquisa procura descrever e analisar alguns procedimentos pedagógicos que levam a abordar a prática de leitura como algo intrínseco à criança, espontâneo e naturalmente atrativo e desejado por ela. Espera-se que os procedimentos sugeridos possam fazer parte da prática diária dos professores alfabetizadores, pois a pesquisa demonstrou que, através de estratégias muito simples, a leitura em sala de aula pode transformar-se numa experiência prazerosa para a criança e não ser uma atividade limitada a objetivos de mera decodificação da escrita em seqüências orais. A pesquisa realizou-se com crianças recém-alfabetizadas (CB - continuidade) numa Escola Estadual de 1º grau de São Carlos/SP, durante o ano de 1988. Os procedimentos metodológicos adotados foram os da pesquisa qualitativa, combinando-se os dados obtidos através da observação participante, os da análise dos documentos e os de intervenção na sala de aula. Com relação aos procedimentos adotados na intervenção, uma série de atividades foram introduzidas, possibilitando transformar os "encontros de leitura" em momentos de interação e participação das crianças. O diálogo de cada criança consigo mesma e com outros elementos da classe contribuiu para que cada uma delas construísse e reconstruísse o texto (escrito ou não), sempre tendo em vista a análise da realidade. A análise da prática pedagógica adotada nos "encontros de leitura" permitiu à pesquisadora verificar que estratégias utilizadas durante a intervenção contribuíram para um avanço conceptual das crianças que foi demonstrado através da mudança de atitudes e comportamento observados nelas em relação à leitura. Ficou, porém, claro para a pesquisadora que, apesar da avaliação realizada, o processo relatado, é somente o início de um trabalho pedagógico, aberto a outras intervenções que venham ampliar e enriquecer as conclusões deste trabalho.

Fonte: CD-ROM da UFSCar