Programas de leitura no estado da Paraíba: um discurso ingênuo ou competente?

Autor: SOUSA, Francinete Fernandes de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Walkiria Toledo de Araujo

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: Neste trabalho, objetivo estabelecer uma relação entre os programas de leitura desenvolvidos no Estado da Paraíba e os discursos pré estabelecidos de promoção desta leitura. Utilizam como método de análise a Analise do Discurso (AD), que possibilita um olhar crítico sobre o objeto de estudo. São analisados 13 programas de leitura considerados significativos para a discussão, levando-se em conta as condições de produção, a abrangência e importância do programa dentro do Estado. Um outro recorte é dado, considerando-se os projetos desenvolvidos entre 1986 e 1995. Através do estabelecimento de uma tipologia especifica, restrita aos limites deste estudo, delineio dois tipos de discursos: um ingênuo, outro competente, aos quais enquadram-se os programas de leitura anteriormente referidos o que possibilita uma discussão sobre as ideologias subjacentes aos textos. Nessa perspectiva concluo que, em nível de Estado da Paraíba ainda aguarda-se uma política de leitura que possibilite aos sujeitos sociais, envolvido nesse processo, visitarem e revisitarem o universo do letramento.

Fonte: Tese