Leitura e escritura: olhares sobre a mediação

Autor: SOUSA, José Wanderley Alves de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Neide Medeiros Santos

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: Trata-se da contextualização da situação atual da formação de mediadores de leitura pelos cursos de licenciaturas, além de apresentar o relato de uma experiência desenvolvida numa oficina de leitura e produção textual no âmbito dos cursos de Letras e Pedagogia, do Centro de Formação de Professores - CFP, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, sediado em Cajazeiras, Cidade do Alto Sertão Paraibano. Esta proposta traça três constatações básicas: a) Os centros de formação de professores não preparam qualitativamente leitores efetivos; b) Os mediadores não estão devidamente preparados para atuarem com as exigências de uma sociedade que apresenta inúmeras possibilidades de leitura; c) A criação e implantação de programas permanentes de leitura e escritura nos centros de formação de professores, é ponto fundamental para a capacitação de mediadores. À luz desses pressupostos, são apresentadas demarcações e reafirmações teóricas, além de se evidenciar possibilidades metodológicas para incremento das atividades de mediação das praticas de leituras e produção textual, sobre tudo, pela utilização da Literatura Infanto-Juvenil como material básico a este trabalho. Para o desenvolvimento da parte prática, formou-se a nível elucidativo, um grupo composto, a principio, por 50 alunos dos cursos de Letras e Pedagogia daquele Centro . esta prática foi referendada pelos olhares teórico e pelas investigações firmadas sobre a realidade atual dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação de Professores, currículos e programas dos cursos supracitados, observação das atividades desenvolvidas em sala de aula. Definidos os objetivos, traçadas as metas e desenvolvidas as propostas teórico-metodológicas, constatou-se a necessidade de (re)formulações do trabalho desenvolvido na Instituição, pelo professor, pelo pessoal da biblioteca e pelo alunado. Isto sugere mudança significativas na atuação dos centros de formação de professores, no que tange às atividades de produção e promoção da leitura e escritura requisitos indispensáveis para a construção da cidadania.

Fonte: Tese