Uma investigação sobre a relação entre os modelos mentais e as estratégias de leitura de alunas-professoras do curso de Letras
Autor: SOUZA, Adriana Grade Fiori
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Maria Antonieta Alba Celani
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP
Descrição: Este estudo teve por objeto identificar os modelos mentais implícitos (i.e., os conjuntos de crenças) de alguns leitores sobre o processo de leitura, bem como investigar a influência desses modelos nas estratégias empregadas durante a leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, protocolos verbais, e relatos orais de textos por quatro alunas universitárias que constituíram o universo de pesquisa. Os três textos selecionados relacionaram-se a área de estudo das informantes, ou seja, o ensino-aprendizagem de le/l2.
Fonte: CNPq