Cartas de mala-direta: uma proposta de oficina de leitura via pesquisa-ação

Autor: SOUZA, Antonio Escandiel de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Marcos Gustavo Richter

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor, Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: UFSM Cidade/Estado: Santa Maria/RS

Descrição: Este trabalho é resultado de uma oficina de leitura operacionalizada com alunos do segundo período do Curso de Letras da Universidade de Cruz Alta. Os encontros aconteceram quinzenalmente no segundo semestre letivo de 1999 e tal atividade teve como objetivo explorar o discurso publicitário através de estratégias de leitura de textos publicitários diretos - cartas de mala-direta - oportunizando aos participantes momentos de reflexão sobre leitura a fim de melhora-la. A oficina foi, dessa forma, o elemento desencadeador da reflexão-ação no desenvolvimento e melhoria da competência de leitura. A metodologia adotada foi a da Ivestigação-ação Educacional, promovendo ciclicamente e em espiral, os passos de planejamento, ação, observação e reflexão. O resultado alcançado foi um incremento na capacidade de ler criticas e autonomamente textos de marketing direto. Devido à importância da leitura em todos os níveis de ensino, em especial no curso de letras, sugere-se que atividades desse tipo sejam desenvolvidas afim de contribuir para forma profissional daqueles que serão orientadores em leitura.

Fonte: Tese