O espaço da leitura no congresso nacional: uma análise das concepções de leitor que permeiam a atuação do legislativo

Autor: SOUZA, Cláudia Neves Coelho de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Virgilio Alvarez Aragon

Foco Temático: Concepção de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UnB Cidade/Estado: Brasília/DF

Descrição: Este estudo teve por objetivo identificar e analisar a posição do Congresso Nacional diante do problema da necessidade de alfabetização maciça, formação de leitores e democratização da leitura no Brasil. Por entender que é por meio das diretrizes gerais para a política educacional traçadas pelo Legislativo que se definem as balizas orientadoras do tipo de educação vigente no país assim como do tratamento dado às questões relacionadas à leitura, partimos para uma investigação, no âmbito da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, de como se configurou o perfil das propostas de legislação relativas a esse tema no Congresso Nacional, no período entre 1988 - ano do início da tramitação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - e 1996, ano da sua promulgação. A análise dos dados nos permitiu verificar que diferentes concepções fundamentaram os temas relacionados à formação do leitor e à difusão da leitura nessas proposições, cada uma delas apontando para determinada direção política. Acreditamos que foram essas concepções de leitura que fundamentaram a elaboração dos projetos analisados bem como motivaram sua apresentação e definiram o encaminhamento dado a essas propostas, além de ter, ainda, caracterizado o espaço que ocuparam - e ocupam - discussões e movimentos favoráveis à democratização da leitura no Congresso Nacional.

Fonte: INEP