O papel do conhecimento prévio na compreensão de textos didáticos

Autor: SOUZA, Lorena C. P.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Leonor Scliar Cabral

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFSC Cidade/Estado: SC

Descrição: Este trabalho tem o objetivo de propiciar reflexões sobre a compreensão em leitura no que se refere ao papel do conhecimento prévio na compreensão de textos didáticos. Está ancorada numa pesquisa feita numa 5ª série do 1º grau, de uma escola de um município do estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários tendo por base textos didáticos fornecidos pelos professores. Tentou-se mostrar uma correlação entre o conhecimento prévio e a compreensão, encontrando-se, porém, estatisticamente um grau menor de contingência que o esperado. Enfim, pode-se perceber a dificuldade de se tentar analisar os processos cognitivos da leitura, principalmente na sala de aula, seja pelo difícil acesso aos processamentos ou pela acomodação do pensamento que o aluno está exposto continuamente.

Fonte: Catálogo Impresso da UFSC