Leitura e Fotossíntese: proposta de ensino numa abordagem cultural

Autor: SOUZA, Suzani Cassiani de

Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Descrição: Partindo do pressuposto que a leitura acontece somente durante a interação do sujeito e texto, nesse trabalho procuramos estabelecer estratégias de medicação da linguagem e contribuir para o repensar curricular na última série fundamental. Para tanto, aplicamos uma proposta de ensino sobre o tema fotossíntese, em quatro salas de oitava séries de duas escolas públicas do estado de São Paulo, enfocando a leitura, a experimentação e a escrita. Nossos referenciais teóricosmetodológicos se pautaram em diferentes áreas do conhecimento, como os estudos de natureza etnográfica, epistemológica, sociointeracionista, lingüística e principalmente àqueles relativos a análise do discurso francesa. entre os resultados obtidos, encontramos alguns obstáculos de aprendizagem nos estudantes e buscamos u aprofundamento nos sentidos das palavras na ciência. Além disso, evidenciamos uma convergência entre a linguagem comum e a linguagem científica, quando das leituras de trechos de originais de cientista dos séculos XVII e XVIII, propiciando aos estudantes deslocamentos de sentidos próximos aos científicos e percepção de certa incompletude, tanto da ciência como do processo, quanto aos limites do seu próprio conhecimento.

Fonte: ANPED