Leitura: caminhos e descobertas

Autor: TANNURE, Juçara Alves

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1990 Orientador: Francisca do Nascimento Nóbrega

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Estuda as relações entre o ato de leitura e o ato de criação. Para tal, valeu-se dos pensamentos místico e científico. A partir da análise da leitura como ato e processo, conceitua leitura criadora em contraponto à leitura mecânica, decodificadora apenas. Na análise do ato e processo de criar, contrapõe o conceito de criação ao de criatividade. O estudo apresenta ainda uma concepção sobre o sujeito-leitor. O capítulo VI é dedicado à análise da atuação da escola, enquanto instituição responsável pelo ensino da leitura e pela formação de leitores. Confronta, para tanto, algumas práticas escolares (assim como algumas metas da escola) a uma possível prática de leitura criadora.

Fonte: CD-ROM da ANPED