Ensino da leitura no 1º grau: uma proposta sob enfoque argumentativo

Autor: TAVARES, Cacilda

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Ingedore G. Villaça Koch

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de leitura no 1º grau sob o ponto de vista da Semântica Argumentativa. Na busca de uma alternativa que pudesse amenizar os problemas decorrentes das falhas que os alunos têm em leitura, analisamos os trabalhos de alguns teóricos que lidam com essa questão e vislumbramos a possibilidade de aplicar essas teorias de forma prática. Nossa proposta examina nos textos certos elementos que contêm uma poderosa força argumentativa que direciona o leitor, desvela a intencionalidade do texto, expõe os argumentos implícitos e exige o comprometimento do leitor perante o texto. Esses elementos são os operadores argumentativos, a seleção lexical, os modos e os tempos verbais. A percepção desses elementos torna o leitor mais observador e crítico, pois o força a fazer um aprofundamento no texto e a estabelecer relações em diferentes níveis. Através desse processo o leitor amadurece gradativamente, tornando-se um observador crítico do mundo através de sua leitura.

Fonte: Tese