Aspectos da evolução: um processo - estratégias para o desenvolvimento de atividades escolares de 2º grau, com o objetivo de aprimorar a consciência do ato de ler

Autor: TINOCO, Robson Coelho

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1994 Orientador: Ana Maria Cintra

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Esta dissertação tem por objetivo avaliar o processo de conscientização do aluno de 2º grau, no ambiente de uma escola pública, tomando por base a atividade de leitura. A princípio, e considerando o aluno inserido em um contexto sócio-histórico, estabelece a argumentação teórica a partir de alguns conceitos de Análise do Discurso, da Fenomenologia e do Construtivismo, vistos como elementos indispensáveis à concepção de uma "escola moderna" voltada para valorizar a interdisciplinaridade. Nesta linha, avalia o aluno não como simples objeto de um sistema mas, sobretudo, como sujeito de um processo contínuo de aprendizagem interligado por informações veiculadas pela escola - agente social - cumprindo um papel conscientizador. Além da avaliação teórica de uma realidade sócio-educacional, a pesquisa objetiva oferecer um instrumento prático, que possibilite a conscientização proposta, representado pelo "conjunto de estratégias" para as atividades de leitura, a serem desenvolvidas ao longo de um bimestre letivo. A conclusão, após o levantamento teórico feito e aplicadas as atividades, avalia que a escola ainda está muito restrita à burocracia e à subjetividade das teorias pedagógicas; avalia a distância, ainda, entre as concepção atual de escola, que se diz moderna, e uma escola promovendo educação conscientizadora e aprimoramento cultural.

Fonte: Tese