A formação do leitor em formação: um estudo qualitativo das leituras das professorandas

Autor: TORELY, Helena Bezerra

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: Lilian de Aragão Bastos do Valle

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Educação, UERJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Estudo sobre a prática de leitura na escola de formação de professores, com o objetivo de analisar as relações entre aluno e leitura, verificando qual a ação da escola na educação-leitora-professoranda. Iniciou-se expondo a importância da leitura apontando a escola como uma das instituições em que se desenvolve a prática social da leitura. Mostrou-se a crise da leitura na escola e a responsabilidade do curso de formação de professores frente a essa realidade. Confirmou-se a escassez da bibliografia sobre leitura na Escola Normal e optou-se por apresentar também trabalhos em nível de 2º grau. Teorizou-se sobre linguagem e conhecimento para se fundamentar a prática social da leitura escolarizada. Para encaminhamento da pesquisa, propôs-se abordagem qualitativa, seguindo-se o modelo de estudo de caso. As informantes são 241 alunas que, no ano de 88, cursavam o 3 ano de uma escola de formação de professores da rede estadual do Rio de Janeiro, distribuídas em 7 turmas e participaram de questionários divididos em duas partes: parte 1 - respondido por 188 alunas; parte 2 - por 78 professorandas. O instrumento foi aplicado em sala de aula e envolveu aspectos sociais, econômicos e acadêmicos, e sua validação foi feita em alunas de 3ª série do curso de formação de professores de uma escola particular. Para a análise do conteúdo foram utilizadas três categorias: formação do leitor; leitura escolarizada, subdividida em leitura informativa e leitura extensiva; leitura voluntária.

Fonte: Tese