Leitura: uma experiência lúdico-pedagógica com alunos multi-repetentes

Autor: UZEDA, Leonia Freitas de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Therezinha de Jesus Gomes Lankenau

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFF Cidade/Estado: Niterói/RJ

Descrição: Estudo de caso realizado com alunos multi-repetentes de 2ª e 3ª séries do primeiro grau na faixa etária de 10 a 15 anos, tidos como irrecuperáveis e problemáticos pelos padrões vigentes na escola pública tradicional. População alvo: 24 multi-repetentes de uma escola pública da periferia de Niterói-RJ. A idéia de base foi implatar uma sala de leitura nas próprias instalações da escola, substituindo os métodos tradicionais por métodos lúdicos-pedagógicos, o imperativo da disciplina pela motivação, interesse e criatividade. Não foram impostas soluções, ao contrário, utilizaram-se as propostas e decisões tomadas pelas crianças, por consenso, sobre o tipo de atividade a ser executada em cada dia. Partindo do vocabulário próprio da população-alvo, desenvolveu-se o sentido crítico da leitura e a apropriação paulatina dos termos em uso na norma culta. Os resultados: 91% de aprovação e com conceitos A e B - parecem indicar o interesse e a utilidade da sala de leitura como espaço alternativo, bem como a formação do pessoal qualificado no seu uso.

Fonte: CD-ROM da ANPED