Algumas modalidades de acesso a livros de leitura e resultados pedagógicos obtidos em 5ª séries do 1º grau

Autor: VANALI, Maria Antonia S.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1993 Orientador: Maria de Lourdes Z. Trevisan Perez

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNESP Cidade/Estado: Assis/SP

Descrição: O trabalho discute três modalidades metodológicas de acesso a livros de ficção utilizadas na escola de 1º grau: Escolha livre; Escolha limitada; Imposição de um único título. Conclui que fica reconhecida a relação entre a metodologia adotada e os princípios teóricos que determinam o objeto de conhecimento (a leitura). A primeira e terceira modalidades ostentam o princípio tradicional de um concepção redutora da leitura, informativa, em que o leitor mantém uma relação instrumental com o livro; já a segunda confirma o livro como um objeto histórico-relacional e a leitura como um ato social que pressupõe, na escola, uma ação pedagógica reflexiva e organizada.

Fonte: Catálogo Impresso da UNESP