Projeto de incentivo à leitura: uma experiência de formação do professor alfabetizador

Autor: VANZELLA, Lila Cristina Guimarães

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Gilberta Sampaio de Martino

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Este trabalho se propõe a refletir historicamente sobre o Projeto de Incentivo à Leitura - Subsídios Metodológicos para Professores da 1ª Série do Primeiro Grau, o qual foi desenvolvido em algumas escolas públicas do município de Campinas, SP, de 1983 a 1985, para professores e alunos da Faculdade de Educação da UNICAMP, e outros profissionais. Para tanto, retomou-se o processo de organização do ensino fundamental e pré-escolar, procurando-se apontar os debates e as lutas em torno da democratização da educação, e em torno da organização do trabalho pedagógico, relativo ao processo de aquisição da linguagem escrita no interior da escola. Dentro deste quadro mais amplo procurou-se discutir os problemas e as alternativas para formação do professor.

Fonte: Catálogo Online da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP